Nota de apoio ao movimento estudantil e repúdio à violência sofrida por estudante

Vitória, 08 de dezembro de 2022.

O curso e o departamento de Terapia Ocupacional vêm manifestar apoio ao movimento estudantil que, no dia de hoje, deliberou pelo fechamento dos portões do campus de Maruípe, da Universidade Federal do Espírito Santo, devido aos cortes orçamentários impostos pelo novo bloqueio do Ministério da Economia, do governo Bolsonaro, às Universidades Públicas e Institutos Federais. Tais cortes, na ordem de R$6 milhões só na UFES, impactam diretamente no pagamento das bolsas de monitoria, pesquisa e extensão, bem como nos auxílios estudantis (moradia, alimentação, material didático), inviabilizando a permanência dos estudantes na universidade. A manifestação dos estudantes é legítima e deve ser respeitada em um regime político democrático.

Também repudiamos qualquer ato de violência contra os estudantes que estão se organizando democraticamente em favor da Educação pública brasileira, como o que ocorreu no campus de Maruípe no dia de hoje, por volta das 7h00 da manhã, quando um profissional, servidor da Unidade Básica de Saúde Thomaz Thomazi - Bonfim, agrediu fisicamente uma estudante do curso de Terapia Ocupacional com uma viga, ao jogá-la em sua direção, causando uma lesão na região da sua fronte/sobrancelha esquerda. Segundo relato das/os estudantes presentes no local, o sujeito estava forçando a entrada no local, pois desejava estacionar seu carro dentro do campus universitário.

Somos solidários com a estudante e seus colegas com relação ao ocorrido, e nos colocamos à disposição para apoiá-los e acolhê-los em suas reivindicações.

Departamento de Terapia Ocupacional - CCS/Ufes

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105