Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e intervenção em saúde, em educação e na ação social, que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e a autonomia de pessoas que por razões ligadas a problemáticas específicas (físicas,sensoriais, psicológicas, mentais e/ou sociais), apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldades de inserção e participação na vida social. Para isso, o profissional poderá recorrer a diferentes referências teóricas na escolha de técnicas e métodos mais eficazes de intervenção. Dependendo da clientela e da abordagem teórica adotada, o terapeuta ocupacional lançará mão de atividades expressivas, lúdicas, artesanais, corporais, da vida diária, psicopedagógicas e profissionalizantes, que entre outras, comporão a sua prática profissional.
(Fonte: Adaptado da definição do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 1997. In: World Federation of Occupational Therapists (WFOT) - Definitions of Occupational Therapy from member organisations).
O Curso de Terapia Ocupacional da UFES tem como objetivos formar profissionais com uma visão holística e integral da humanidade, possibilitando a compreensão do indivíduo em toda sua dimensão. Com a apropriação de conhecimentos biológicos, humanos e sociais, e terapêuticos ocupacionais que fundamentem a promoção, proteção, prevenção e recuperação em Terapia Ocupacional, desenvolvendo uma visão contextualizada quanto à posição do profissional terapeuta ocupacional e a sua posição de elemento integrante e indispensável nas equipes de saúde, educação, cultura e assistência social.
Alguns locais onde pode atuar um/uma terapeuta ocupacional:
Hospitais gerais e especializados;
Centros e Clinicas de reabilitação;
Unidades de Saúde da Família, UBS, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF);
Instituições de atenção em saúde mental: Centro e Núcleo de Atenção Psicossocial (CAPS e NAPS), residências terapêuticas;
Instituições geriátricas e/ou gerontológicas;
Serviços de atenção domiciliária;
Escolas e creches;
Programas de inclusão social;
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
Sistema prisional;
Projetos sociais e ONGs;
Instituições de Arte e Cultura;
Cooperativas de trabalho, grupos de geração de renda;
Contextos de atenção à saúde do trabalhador;
Assessoria para empresas;
Instituições de ensino superior;
Atividades de pesquisa.