AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ESPÍRITO SANTO
De Oliveira, Natália Fim. AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ESPÍRITO SANTO. Introdução: Pessoas com deficiência física/motora podem ser beneficiadas com a utilização de dispositivos de tecnologia assistiva (TA), uma vez que pode favorecer a mobilidade e a funcionalidade, aumento da participação nas Atividades de Vida Diária (AVD) e nas Atividades Instrumentais de Vida Diária. É importante conhecer a satisfação do usuário com o uso do TA, para otimizar o uso, evitar negligência e subsidiar a melhoria das prescrições e intervenções, resultando em tratamentos mais efetivos. Objetivo: Este estudo objetivou analisar o nível de satisfação com o uso de recursos de tecnologia assistiva por pessoas com deficiência física e/ou motora no Espírito Santo. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES) e na Clínica Escola Interprofissional em Saúde (CEIS). Foram coletados prontuários para identificação e seleção dos participantes. A satisfação foi avaliada através do questionário de Avaliação da Satisfação do Usuário com a Tecnologia Assistiva (B-QUEST 2.0). Resultados: Participaram deste estudo trinta e seis (n=36) pessoas. Foram dispensados 30 dispositivos no CREFES e 11 na CEIS. Da média geral, no CREFES os participantes mostraram-se mais satisfeitos com o recurso do que com o serviço, diferente da CEIS, onde a satisfação com os serviços foi consideravelmente maior do que com os recursos. Quanto aos dispositivos, os usuários de muletas, adaptações e cadeiras de rodas motorizadas apresentaram os maiores índices de satisfação com recursos e serviços. Em contraste, os andadores mostraram menor satisfação com os recursos, porém, maior com os serviços. Cadeiras de rodas manuais tiveram médias mais baixas em ambos os aspectos, e as avaliações das órteses de membros superiores variaram em relação aos serviços. Os participantes destacam que o conforto foi o fator mais importante para sua satisfação, em termos de serviço, a entrega e o acompanhamento foram os aspectos mais indicados. Conclusão: Este estudo apresentou o nível de satisfação de usuários de TA de serviços de saúde do Espírito Santo. A pesquisa traz dados de aspectos que devem ser levados em consideração na oferta do serviço, para melhorar o nível de satisfação do usuário, diminuindo o abandono dos dispositivos e gastos públicos desnecessários.