Transformar disciplina eletiva em optativa

O que é disciplina eletiva?

Toda e qualquer disciplina que não faz parte do currículo pleno do curso ao qual o aluno está vinculado é considerada como “disciplina eletiva”.

Essas disciplinas podem ser computadas para efeito de: carga horária necessária para a integralização curricular, cálculo do coeficiente de rendimento, aceitação como pré-requisito e dispensa de disciplinas obrigatórias e optativas no curso durante o qual foram cursadas.

Regulamentação Legal

•           Resolução nº. 57/2000 – CEPE: dispõe sobre as disciplinas eletivas (alterada pela Resolução 54/2010- CEPE)

Procedimentos

Em data estabelecida no calendário acadêmico para o ajuste de matrícula, o aluno pode solicitar matrícula em disciplinas que não fazem parte do seu currículo pleno – e obtendo sucesso, tais matrículas são registradas em seu horário individual e, depois de concluídas, em seu histórico escolar.

Para que este procedimento ocorra, é fundamental que o Departamento abra o escopo “característica da turma” para “qualquer aluno” da instituição ter acesso à disciplina, via portal do aluno.

As  disciplinas  eletivas  somente  serão  contabilizadas para integralização de carga horária optativa do curso de origem quando devidamente autorizadas pela Coordenação de curso, que deve dar ciência à ProGRAD no momento de análise da colação de grau.

O  aluno  matriculado  em  disciplina  eletiva  deve observar que está sujeito aos critérios de avaliação da aprendizagem estabelecidos para aquela disciplina.

Anexo à pagina, encontra-se o formulário para solicitar a transformação. Preencher e marcar a coluna Eletiva para optativa.