INTERVENÇÕES PARA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO

DE OLIVEIRA, Artur Barbosa Martins e PEREIRA, Kamila Lima. INTERVENÇÕES PARA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA NASESCOLAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Introdução: A violência nas escolas brasileiras é uma questão complexa que envolve múltiplos fatores e atores, exigindo abordagens interdisciplinares para sua compreensão e mitigação. Embora seja um problema amplamente reconhecido, as intervenções voltadas para a prevenção e redução da violência escolar ainda carecem de maior sistematização evisibilidade na literatura acadêmica. Objetivo: Mapear as intervenções voltadas à prevenção e redução da violência nas escolas  brasileiras. Metodologia: Foi realizada uma revisão deescopo utilizando a pergunta norteadora: “Quais são as intervenções utilizadas para prevenção e redução da violência nas escolas brasileiras existentes na literatura?” Foram pesquisados estudos quantitativos e qualitativos sobre a temática da violência nas escolas brasileiras publicados após o ano 2000 em virtude da relevância e atualidade das intervenções estudadas.. As fontes pesquisadas incluíram as bases de dados: Scielo, LILACS (via Biblioteca Virtual em Saúde - BVS), Institute of Education Sciences (ERIC) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, através da combinação de descritores (“violência escolar” OR “violência nas escolas” OR bullying) AND (escola OR “instituição de ensino”). Resultados: O rastreio resultou em 477 achados; após a triagem, 60 pesquisas atenderam aos critérios de elegibilidade e a partir da leitura do texto integral 52 foram excluídos, totalizando em 8 trabalhos, dentre eles 1 artigo de periódico, 5 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado. A maior parte das pesquisas são artigos científicos e pesquisas que utilizaram metodologias quanti qualitativas. Foram identificadas várias intervenções, agrupadas em quatro categorias principais: I) programas de mediação e resolução de conflitos, II) estratégias de sensibilização e educação em valores, III) atividades extracurriculares e projetos comunitários, e IV) formação continuada de professores e profissionais da educação. São debatidos aspectos relacionados à efetividade dessas intervenções e a necessidade de políticas públicas integradas. Conclusão: A revisão revela uma produção significativa, porém ainda fragmentada, sobre as intervenções para a prevenção e redução da violência nas escolas brasileiras. As intervenções são variadas e abordam diferentes dimensões do problema, desde a mediação de conflitos até a formação de professores. É necessário investir em uma agenda de pesquisas mais robusta e na criação de redes de colaboração entre pesquisadores, educadores e formuladores de políticas para enfrentar de maneira eficaz a violência escolar.

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